José Serra 2012 faz 1 a 0 com dossiê Palocci. Com ajuda de blogs “sujos”.

Segunda-feira 23, maio 2011

O jornal Folha de São Paulo, expoente da imprensa demo-tucana, soltou o dossiê “Palocci”, denunciando que ele aumentou seu patrimônio, sem sequer se dar ao trabalho de apurar se há algo ilícito ou não, antes de publicar.

A Folha sabia que bastava soltar essa notícia no ventilador para matar dois coelhos com uma cajadada só:

1) Para parte da esquerda, ficar rico (independente de como fique) é traição aos ideais socialistas (mesmo sabendo que Engels foi um industrial milionário que contribuiu, não apenas intelectualmente, mas também financeiramente para a propagação do marxismo), e gente que sempre se ôpos a Palocci no governo, por considerá-lo por demais ortodoxo na economia, aproveitaria o noticiário para partir para cima e tentar derrubá-lo do ministério de Dilma. O alvo desta esquerda é Palocci, mas a imprensa demo-tucana a está usando como bucha de canhão para  atingir seu verdadeiro alvo: desestabilizar o governo Dilma.

2) A classe média udenista demo-tucana, leitora da Folha, começou a ver com bons olhos a Presidenta Dilma Rousseff, e passou a reprovar a campanha de baixaria de José Serra em 2010 (até porque não deu certo). A inflação não vai inflar como esperava a oposição. Para piorar, escândalos do governo Serra e Alckmin estão vindo à tona. Então, o projeto de poder demo-tucano precisava de uma dose de escândalo para recuperar nos conservadores, o fervor anti-lulista, anti-petista e anti-esquerda, já que há chances reais da prefeitura de São Paulo deixar de ser um reduto demo-tucano em 2012, e da oposição definhar ainda mais em todas as prefeituras do Brasil. Então devassar e demonizar Palocci reforça o discurso anti-PT com base em escândalos e prepara o terreno para José Serra (PSDB/SP) concorrer à prefeito de São Paulo em 2012.

Era de se esperar o dossiê Palocci saltar das páginas da Folha para as páginas da revista Veja, Época e para a tela da Globo e Band, com o estilo noticioso do PIG (Partido da Imprensa Golpista).

A novidade são alguns blogs “sujos” adotarem o PIG como fonte confiável, de forma acrítica, repetindo o efeito manada de Veja e da Globo.

Isso foi um golaço de mão, que nem José Serra esperava ganhar de presente. Ele na moita, deve estar morrendo de rir, sem se expor, “poupando Palocci”, enquanto Folha, Globo, Veja, Estadão, Band, Record exploram o dossiê, e blogs “sujos” completam o serviço para ele.

Não é pecado criticar o governo, e quem comete falcatruas tem mais é que ir para a cadeia mesmo, mas com a imprensa que temos no Brasil de hoje, as críticas devem ser racionais, na medida dos fatos, e não fazendo campanha política oposicionista para derrubar ministros.

Muitos leitores dizem, com razão, que o fato da escandalização beneficiar tucanos, não justifica passar a mão na cabeça de qualquer falcatrua, venha de quem vier, e doa a quem doer.

Ninguém honesto e de boa-fé discorda disso.

É óbvio que o enriquecimento de um homem com vida pública desperta desconfianças, com o tanto de notícias de roubalheiras que existem no meio político.

Mas antes de atirar em Palocci as pedras “gentilmente” cedidas pelos demo-tucanos dos partidos e da imprensa, vamos nos ater aos fatos, para comprovar que há mais indícios de que Palocci agiu dentro das regras legítimas do capitalismo, do que indícios que ele tenha se locupletado. Que dêem a chance de Palocci se explicar (ele disse que fará isso ao Procurador Geral da República, nesta semana), antes de ser pregado na cruz.

Pelos indícios até aqui apontados, a acusação que cabe a Palocci é apenas política: ele mudou sua base eleitoral dos trabalhadores para uma elite econômica. E dedicou-se também à vida empresarial, enriquecendo, em vez de dedicar-se apenas às atividades políticas de interesse coletivo. Essa crítica política é legítima. Qualquer pessoa de esquerda que já votou ou não em Palocci, tem o direito de não querer votar mais nele devido a seu novo perfil político, mas repetir as ilaçoes do PIG é um pouco demais.

Acusá-lo de corrupção, não só carece de provas, mas os indícios apontam mais para o contrário: que ele tenha ganho seu dinheiro dentro dos critérios de honestidade do capitalismo.

Eis os fatos e indícios:

Só em piadas, empresários fazem contrato e emitem nota fiscal para deixar rastros de atos criminosos

Crime de informação privilegiada é quando um agente público usa de informações sigilosas sob sua responsabilidade, para dar ou ganhar vantagens.

Não é crime o fato de Palocci ser bem informado sobre a conjuntura da economia nacional, e vender consultoria sobre informações que poderiam ser publicadas num artigo de jornal. Exemplo: prognósticos sobre o mercado interno, sobre qual será o crescimento econômico, o emprego, a duração da “marolinha”, etc.

Só em “piada de português” (com todo o respeito aos irmãos e ancestrais portugueses), quem “compra” informação privilegiada, ou tráfico de influência, faz contrato. E só na piada, quem vende emite nota fiscal.

Crimes desse tipo são feitos na calada da noite para não deixar rastros.

Então, soa ridículo quererem vincular a lista de clientes da empresa de consultoria de Palocci com ilícitos. Como se grandes empresários fossem, premeditadamente, deixar tamanhos vestígios registrados em contratos (mesmo que fosse um contrato de fachada, jamais os fariam em nome de suas empresas e suas marcas).

Por que empresários pagariam tanto em consultorias para Palocci?

Antes mesmo de Lula ser eleito em 2002, Palocci foi uma espécie de embaixador do PT junto aos grandes empresários e banqueiros. Foi importante para tranquilizar e estabelecer um diálogo com um setor que tinha muito preconceito contra um governo de Lula e, por conservadorismo, até prejudicavam a ampliação de suas próprias empresas, com medo de investir.

Palocci, além da militância no PT desde 1980, entendia a linguagem dos empresários. Para Lula, o ministro da Fazenda cumpria as principais missões que lhe eram delegadas:

- debelar a crise econômica deixada por FHC;
- manter a geração de empregos na economia (inclusive desarmando os preconceitos dos empresários);
- garantir recursos para erradicar a pobreza;
- controlar a inflação;
- tirar o Brasil da “urucubaca” do FMI;
- dar acesso ao microcrédito para os mais pobres;
- popularizar o crédito a juros mais baixos (consignado);
- garantir o ambiente propício ao aumento das exportações e ao investimento, etc.
Para os empresários, Palocci era o canal de diálogo que entendia a linguagem deles, e funcionava como interlocutor de um pacto social, onde o regime democrático e capitalista seria respeitado, contanto que humanizado com distribuição de renda.

Sua passagem pelo Ministério da Fazenda revelou-o como um raro caso de sucesso no poder executivo. Enquanto os consultores demo-tucanos com doutorado nas Universidades estrangeiras, apostavam no caos na economia, e na volta triunfal de FHC em 2006, Palocci tanquilizava os empresários com prognósticos otimistas.

Os prognósticos de Palocci se realizaram. Os doutores demo-tucanos, que cobravam fortunas por suas consultorias, fracassaram.

Nada mais natural aos empresários do que passarem a se interessar pelos “palpites” de Palocci, mais do que dos doutos demo-tucanos. E é um direito de Palocci, quando estava fora do governo, resolver cobrar por suas opiniões sobre a economia, afinal por que deveria dar consultoria privada de graça para a nata do PIB brasileiro?

E se passou a dar consultoria para as maiores empresas brasileira, é natural que os valores cobrados fossem altos.

Quanto a este aspecto acima, não há como condenar Palocci, nem eticamente, porque mesmo no período em que foi deputado, ninguém aponta uma votação em que ele tivesse contrariado a orientação do governo e do PT.

Para dar um exemplo, com certeza todos os clientes de sua consultoria se engajaram na campanha para derrubar a CPMF, mas Palocci não só votou pela manutenção da CPMF (e venceu na Câmara dos Deputados, só perdendo no Senado), como a defendeu publicamente.

Outra razão para empresários se interessarem pela consultoria de Palocci pode ser explicada pela simpatia por ele como político mais moderado e atencioso aos empresários, diante da continuidade do governo petista (possibilidade já considerada bastante provável durante o segundo mandato de Lula). Qualquer pessoa rica que quer ajudar outra pessoa a viabilizar um negócio, dá preferência a ela na hora de comprar ou contratar serviços. Essa escolha por preferência pessoal é imoral e ilícita quando é praticada numa empresa estatal, mas numa empresa privada não é, pois cada empresário pode fazer as escolhas que quiser com seu próprio dinheiro.

Novamente a crítica que cabe aqui é só política: ele mudou sua base eleitoral, e se dedicou também a atividade empresarial, e não apenas a causas políticas coletivas populares.

O jogo da imprensa demo-tucana

Já tem quase uma semana que o assunto veio à baila, e a própria imprensa não conseguiu até agora encontrar nenhum ilícito de fato. Se limitou a denunciar que Palocci enriqueceu rapidamente, e incitar no imaginário popular que seu enriquecimento seria ilícito, ignorando todas as evidências de que pode ser lícito.

Além disso, por que a Folha, Globo, Veja, Estadão, Band e Record não divulgam os nomes dos clientes de Palocci?

Já vazaram valores, datas e dois nomes de clientes da consultoria de Palocci. A esta altura, está claro que os barões da mídia e os chefes das redações já tem em mãos o vazamento de quem são os clientes de Palocci.

Se fazem ilação de acusar Palocci de usar consultoria de fachada, teria que haver corruptores, e seriam os clientes.

Se o PIG não publica é porque são grandes marcas, e grandes anunciantes no próprio PIG.

O PIG sabe que difamar Palocci gerará, no máximo, uma indenização pequena perto do faturamento de uma Globo ou Folha (indenizações deste tipo não tem passado de R$ 150 mil). Já difamar uma grande marca, sem provas, gera uma indenização milionária, pelo prejuízo na imagem da marca. E cancelamento de contratos de anúncios.

Então a farra do denuncismo irresponsável pára na pessoa de Palocci, e cinicamente o acusam de não divulgar os clientes, sabendo que o ministro ficaria exposto uma indenização milionária se o fizesse.





60 Comentários

  1. Jose Emílio Guedes Lages /

    O blog, Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim nesse episódio Palocci, tem se comportado como um elemento auxiliar do PIG não acham? Estamos percebendo umas manchinhas no blog do PHA o que é uma pena.

    • Ronaldo /

      Também esteve sendo elemento auxiliar no caso do Código Florestal.

      E me censurou por críticas bem leves.

      Humm . . .

      É triste.

      • MA_Jorge /

        Não há mais como ler e comentar no CAf / PHA. Lá, muitas vezes tenho comentários eliminados e agora, acompanhando o assunto, vejo que é por não concordar com as opiniões dele.

        De vez em quando, acredito até que ele tem feito muito estardalhaço em relação aos seus processos, apenas como cobertura para sua presumida oposição; cada vez mais, deixo de acreditar nas reais intenções do CAf e cada vez mais acredito ser PHA apenas um oportunista do espaço, em busca de visibilidade para um dia vender influência.

        • Anderson /

          PHA sempre se manifestou contra Paloci, q para ele é um Tucano desfarçado dentro do PT. As críticas dele são consistentes desde sempre no seu entender que Paloci, estando ou não no governo não soma, só subtrai. A opnião única a favor do governo seria tão ruim quanto a do PIG sempre contra. Acho necessária e bem vinda a discussão, concordando ou não, das opniões contra membros do governo pq ninguem está acima de tudo. Discutir e discordar tb é bom, sempre perseguindo o melhor para o Brasil e seu povo.

          • João L. B. Penharvel /

            É isso aí Anderson, ser diferente do PIG é ser plural nas coberturas e nas opiniões.

          • Zé Augusto /

            O PHA pode falar e pensar o que bem entender, até optar por repetir as papagaiadas do PIG.
            Não defendo opinião única quanto ao governo, mas também não acho que PHA seja a opinião única da blogosfera.
            Eu não brigo com fatos. E os fatos são:
            1) Não sou alinhado politicamente com Palocci, que está na ponta direita do PT, na minha opinião, mas ele ganhou dinheiro da burguesia, e não dos trabalhadores, nem desviou dinheiro público.
            2) É uma visão política provinciana não entender que Palocci é bom articulador político com a elite, e o governo precisa também desta articulação, tanto quanto precisa de articuladores com movimentos sociais. Dilma é de esquerda, então Palocci complementa o governo em missões de direita para Dilma, enquanto ela fica livre para exercer um governo mais de esquerda. Quem não entendeu isso não entende ou não quer entender a estratégia política. Se Dilma colocar alguém com o mesmo perfil dela na casa civil, é ela quem vai ter que atender o elite no Planalto, em vez de Palocci funcionar como filtro.
            3) Me diga qualquer votação que o Palocci votou contra o PT ou contra o governo nos 4 anos que ele esteve como deputado federal, para chamá-lo de tucano disfarçado.
            4) Se Dilma e Lula, que de bobos não tem nada, confiam no Palocci para lidar com a elite, acho que quem está mal informado é o PHA. O PHA é inteligente e talentoso para escrever, mas nem sempre está certo. Ele já foi muito crítico à Lula no passado, e também já foi muito crítico à Dilma no ano de 2008. Estava errado nas duas vezes.

          • andre /

            E pq o Sr. PHA nao aproveita pra usar seus funcionários para devassar os dados “suspeitos” dos q acusam Palocci???

            Burro ele nao é!! Mas nao percebeu q o ataque ao Palocci pelo PiG tinha exatamente essa intenção: ATACAR ALGUEM QUE FICARIA SEM DEFESA DOS DISSIDENTES DA TV RECORD…

            No mínimo ele está sendo ingênuo nesse caso!!! No mínimo…

            O PiG nao tem coragem de bater da Dilma, e ai, pela covardia, ataca pelas costas, através de seu ministério. É um desespero enoooorme ao PiG imaginar Dilma vencendo 2014, Marta 2012 e Mercadante, também em 2014… seria perdeeeer muuuuita verba publicitária e benesses demo/tucanas

    • Avel de Alencar /

      Li no Correio Braziliense que a conspiração era fogo amigo e que o suspeito dos vazamentos era o Zé Dirceu. Hoje outros jornalões dizem que Lula falou que esta era uma conspiração serrista. O fato é:
      O que Palloci vendeu?
      Quem comprou os produtos?
      O preço foi justo pela mercadoria?
      Não importa se esta situação foi criada por fogo amigo ou por fogo inimigo, o que importa é que existe um fato envolvendo um homem público, como outros fatos que envolvem homens públicos de vários matizes partidários, que ficaram milhonários logo a´pós passarem pelo governo ou multiplicaram suas fortunas após passarem pelo governo e que precisam ser investigados. Mas como punir culpados se temos até juíz do Supremo Tribuanal Federal traficando influência? Precisamos criar nossa praça.

    • Vitor - Floripa /

      também fui censurado no blog do PHA por criticar a delação raivosa, sem qualquer prova. Decepção total com a visão de “democracia” do pessoal do blog do PHA.

      Dar crédito ao PIG para publicar notas sobre escândalos no governo é muito estranho. “Tem algo errado aí” rá rá rá.

      A Record já PIGueou na contratação do heródoto Barbeiro, um cara que até ontem fazia chacotas do presidente Lula nas manhãs da CBN acompanhado das maravilhosas HipoLitro e Miss Pig Leitão.

      • Tambem fui bloqueada no meu comentário, pq disse que ele havia passado pro lado do PIG, acusando sem provas; PHA, não é mais meu blogueiro preferido; essa viração de casaca, só pq não gosta do Palocci, não cabe em um jornalista idônio.

  2. Lúcia Adélia /

    Pois é verdade infelizmente o conversa afiada está ajudando o PIG neste episódio e em outros também, neste domingo o Amorim desceu a ripa no Ministro Adadd da Educação por conta do Kit guey, mas todos nós sabemos o porque ele está simplesmente sendo vaquinha de presépio do poderoso Edir Macedo o pastor que tem como tese perseguir homoxesuais. Esse é o Paulo Henrique Amorim que se diz progressista e perseguido pelo PIG e pelo Cerra, como ele mesmo costuma escrever, está agora prestando esse rídiculo papel ao PIG e ao seu perseguidor CERR. É mole ou querem mais?

    • Caros amigos, vamos pensar um pouquinho antes de dizer pelos cutovelos. O PHA é apenas o apresentador do Domingo Espetacular. Vcs acham mesmo que ele gosta de apresentar alguns assuntos desse tipo? Ele é extremamente inteligente e sabe como o PIG funciona. Se ele tá batendo no Pallocci é porque nesse mato tem coelho.

      • Anderson /

        Pois é… quero é transparência…

      • Zé Augusto /

        Uma coisa é bater, matar a cobra e mostrar a cobra morta. Isso é a cara da blogosfera. Outra coisa é ficar copiando e colando as denúncias do PIG, sem refletir, por oportunismo porque não vai com a cara do ministro, sabe-se lá por que.
        Já tem uma semana e ninguém mostrou nenhum ilícito de Palocci. Ele ficou rico, é verdade, mas não roubou dinheiro público nem do trabalhador. Ele ganhou dinheiro privado dos muito ricos. É por isso que eu, mesmo não sendo alinhado politicamente com Palocci, não o condeno, a menos que me provem que tem dinheiro público no meio, ou traição aos trabalhadores. Ganhar dinheiro da burguesia e enriquecer, contanto que não traia os trabalhadores, é uma escolha individualista, mas não é errado no regime em que vivemos.
        E Palocci não traiu o governo, nem seu partido. Como ministro de Lula, cumpriu o que Lula quis. Como deputado federal sempre votou com o PT e com as determinações do governo.
        Não sei qual o problema de PHA com o Palocci. Mas isso é problema e interesse pessoal dele. Não é problema político, não é problema do povo brasileiro.

  3. João L. B. Penharvel /

    Helena, conversei com muita gente “petista” sobre isto, e todos concordam em uma coisa, se fosse do PSDB estaríamos malhaando o Judas com o vapor destemido da esquerda.
    Se existe um culpado nisto tudo é o próprio Palocci e seu capitalismo espetacular.
    Sinto muito, mas, é papel, também de Blogs progressistas não deixar que a cegueira do poder contamine tudo e a todos.
    Lamentável este ministro, a lambança quem fez foi ele próprio.

    • Carlos Ribeiro /

      João, se fosse do PSDB jamais ficaríamos sabendo.

      • LUIZ ANTÔNIO /

        Muito bem Carlos.
        Vamos ver se agora o João Penharvel aprende.

        • João L. B. Penharvel /

          Aprender o quê? Posso criticar atitudes de um político de meu partido, ou não?

        • João L. B. Penharvel /

          E mais, meu amigo, o que mais quer queimar a língua aqui sou eu.

    • Zé Augusto /

      João, o Palocci é culpado de quê? De ter se tornado capitalista e ter trocado sua base apoio pela elite empresarial. Para por aí.
      Ele saiu do ministério em março de 2006. Criou a consultoria em agosto de 2006, antes das eleições quando não tinha mandato. Ninguém sabe se ele se elegeria deputado federal naquele ano, depois da onda de escândalos que tanto o PT como ele enfrentaram. Se elegeu.
      Como deputado do PT, ele tinha que ser atencioso com o empresariado, pelo próprio interesse do PT. Não podia deixar de conversar com eles sobre a situação política e econômica do Brasil, quando convidado, da mesma forma que deputados com base sindical não podem deixar de conversar com suas bases sobre dissíduos, sobre política e economia. Se virasse as costas ao empresariado, depois, na hora das eleições, os empresários também virariam as costas na hora de fazer doações de campanha (legais e republicanas, dentro do conceito de financiar a democracia). Todo o PT se beneficiou disso, inclusive os candidatos de esquerda que foram eleitos recebendo dinheiro legal da arrecadação de campanha do partido.
      Se Palocci resolveu cobrar pelas suas preleções através de sua consultoria, não tem nada de errado, porque cobrou de empresários privados, de quem tem dinheiro, por algo que ele acabaria tendo que fazer de graça se fechasse a consultoria, como deputado do PT interlocutor com o meio empresarial. Ganhou dinheiro e ficou rico, mas ganhou de quem já é milionário, não tirou dinheiro público de ninguém, nem do trabalhador, nem da classe média. Tirou dinheiro da burguesia dentro das regras éticas da burguesia que pagou a ele porque quis.
      A cegueira realmente não deve contaminar. A disputa esquerda x direita dentro do PT não devem usar o denuncismo falso do PIG como arma oportunista, para ganhar espaço dentro do governo.
      Fala-se muito que o Pimentel seria melhor na Casa Civil. Não seria. Ele soma zero ao perfil de Dilma, porque é muito parecido com ela. Se Dilma não tiver um Palocci, é ela própria quem terá que fazer o papel que ele faz, dando uma guinada à direita.
      E Pimentel será a próxima bola da vez. Ele também tem denúncias do tempo em que era prefeito, provavelmente injustas e amplificadas. Se os tucanos tiverem êxito em derrubar Palocci, Pimentel também será derrubado pelos mesmos meios.

      • João L. B. Penharvel /

        Prezado Zé Augusto, chamaríamos isso de tráfego de influências sim, parto do pré-suposto que se fosse do PSDB, e, lógicamente, soubéssemos iríamos romper em despropérios. Posso ser romântico, e me sinto assim, não perdoou esses arroubos do Palocci, enquanto estamos a lidar com a erradicação da miséria no Brasil. Cada um faz o que quer, e assim é certo, mas cada um pensa o que quer sobre quem faz. Palocci está dando munição.
        Agora, vá dizer isso ao eleitor (a sua defesa acima) na hora quente da eleição!

        • Zé Augusto /

          Está cheio de empresários e banqueiros do PSDB que tem empresas e enriqueceram e não foram alvo de ataques nossos (cito o Antonio Kandir para dar um exemplo), porque não tinha consistência suficiente para sustentar uma denúncia, como não tem no caso de Palocci. Se há falcatruas de fato à exaustão dentro do PSDB, porque ficar inventando ilações em coisas onde os indícios são de que não há ilegalidade?
          É claro que Palocci responde por suas escolhas: ele escolheu o caminho do capitalismo e ter uma base eleitoral fincada na elite. Já perdeu o voto de esquerda há muito tempo.
          Quanto ao eleitor, difícil de explicar será se passar recibo para o PIG, demitindo Palocci pelo que ele não fez, parecendo confissão de culpa. Isso será usado não contra o Palocci, mas contra todo o PT, contra Dilma em 2014 e quem sabe contra a volta de Lula em 2018.
          Quanto à erradicação da miséria, onde Palocci atrapalha? Pelo contrário ele tem o papel de amansar os ricos que se opõe à melhor distribuição de renda.
          Quanto à ele ter ficado rico, é uma ambição individualista, mas foi ganhando dinheiro privado de bilionários dentro das regras do capitalismo, não foi dinheiro público, nem do trabalhador, nem dos mais pobres.

    • João /

      João (q não sou eu!)

      parabens pela lucidez do comentário… coisa rara por aqui!

      esse espaço, q se diz democrático e plural, mais parece uma mistura de seita religiosa com torcida organizada!

      uma pena!

      não sou petista mas não entendo pq aulguns petistas acham q PRECISAM defender a corrupção petista…

      podem ser petistas e exigir honestidade do politico, de QUALQUER político!

      politica não é futebol e partido politico não é torcida organizada!

  4. Tarcisio /

    Não há indícios nem é crível que Palocci tenha cometido qualquer irregularidade em seu enriquecimento via consultorias. Porém o que não é irregular nem sempre é ético, especialmente no Brasil.
    O que deve ser questionado neste caso é o próprio estado brasileiro. Porque os conselhos de alguém próximo ao poder valeriam tanto dinheiro? Em um estado republicano, onde todos têm o mesmo tratamento independente do dinheiro que têm, onde as regras são transparentes e simples para permitir o tratamento igual a todos, onde burocratas e políticos não têm poder de influenciar o andamento dos negócios privados este tipo de consultoria de Palocci não teria nenhum valor.
    Palocci, de seu lado, fez sua escolha política. Ele não é alguém de esquerda que luta para melhorar o estado brasileiro, ele prefere se locupletar.
    A esquerda e também todos aqueles que defendem o estado republicano não podem apoiar Palocci. A esquerda do PT não deve fazer o mesmo tipo de combate a Palocci que faz o PIG, mas deveriam combatê-lo com todas as forças no interior do PT, não só pelo seu comportamento aético como também pelo que defende para a economia brasileira.

    • Zé Augusto /

      Dentro da ética socialista, nenhum capitalista é ético, porque se preocupa com o enriquecimento pessoal, em vez de dedicar ao coletivo.
      Mas dentro da ética capitalista não se pode afirmar que Palocci se locupletou.
      No estado republicano capitalista a consultoria dele tem valor para grandes empresas, porque elas pagam profissionais para analisar o futuro da economia e fazer prognósticos, sobre quanto o país irá crescer, em que região vai crescer mais e quanto, em quais camadas sociais. Isso não é informação guardada por sigilo funcional e é ferramenta de decisão para lançar produtos e decidir investimentos. Decisões erradas dão prejuízos. Nenhum empresário dispensaria ouvir a opinião de Palocci para se sentir bem informado, porque ele foi um ministro bem sucedido e tem uma boa visão da economia do país para acertar prognósticos.
      A função de Palocci dentro do governo Dilma é justamente fazer o meio-campo com os setores mais conservadores mesmo. Se o governo se isolar de setores da sociedade, aumentam as crises políticas. Se Dilma dispensar Palocci precisará de outro do perfil dele, e provavelmente só encontrará fora do PT, e alguém menos confiável.
      Eu acho que a esquerda deve buscar conquistar espaço de moderados e centristas como Palocci, mas deve conviver com ele, porque é necessário, assim como não pode dispensar apoio no Congresso do PMDB, do PP, do PR, etc.

      • Tarcísio /

        O capitalismo incorporou inúmeras conquistas civilizatórias e éticas da humanidade, grande parte delas decorrente das lutas socialistas. O tipo de relacionamento que Palocci e outros têm com o estado não é ético para os padrões republicanos.
        Palocci não é economista e não tem bola de cristal. Seu único patrimônio comercial é seu envolvimento pessoal com o poder e o estado. Existem centenas de profissionais mais qualificados que ele para opinar sobre crescimento e outros aspectos da economia. Muitos destes profissionais são empregados dos próprios empresários que pagaram consultorias milionárias a Palocci.
        Alguém consegue imaginar um político sueco, alemão, inglês etc. ficar rico desta forma, às custas de consultorias econômicas sem sequer ser economista tendo um punhado de poucos empregados em sua empresa?
        Quando alguém deixa de lutar pelo aperfeiçoamento do estado mesmo, com os fracos padrões éticos da social-democracia, e se utiliza de instrumentos mais próximos dos do partido republicano americano para se enriquecer, é porque não está mais na esquerda há bastante tempo. Palocci só permanece no PT porque é mais conveniente para ele pois é onde ele consegue projeção, influência e apoio.

        • Zé Augusto /

          Como Palocci deixou de lutar pelo aperfeiçoamento do Estado? Quando ele fez consultoria, não estava no governo. Quando voltou ao governo, parou de fazer consultoria.
          O caso de Palocci é diferente do Partido Republicano dos EUA, que tem membros que representam corporações. Palocci representa um reformismo (que não é o que eu defendo, mas é uma posição política legítima), e não interesses específicos de corporações. Palocci, como deputado, sempre votou com o PT e com o governo, contra corporações, como no caso da CPMF. Como deputado foi relator do projeto do pré-sal, garantindo tudo o que Dilma e Lula queriam no marco regulatório, contra as corporações.
          Quanto a não ser economista não significa que não entenda de economia. Amador Aguiar do Bradesco tinha pouco estudo formal e sabia tomar melhores decisões sobre economia do que muitos pós-graduados que trabalhavam para ele (faziam estudos, levantavam dados, mas quem tirava conclusões certas para decidir era ele).
          A passagem de Palocci pelo ministério da Fazenda, conversando com gente do mundo inteiro para tomar decisões na economia (junto com Lula, é claro), que tirassem o Brasil do buraco, é uma experiência que nenhuma universidade ensina.
          O conhecimento de Palocci vale muito. Lembre-se da opinião dos neoliberais sobre a marolinha e da opinião de Lula e Palocci. Essa nota de um jornalista honesto do PIG (fala de Lula, mas vale para Palocci), também explica:
          O dia que riram do Lula
          Sidney Rezende | Sidney Rezende | 26/12/2007 09h33
          No início do ano eu não encontrei um só economista da chamada escola neoliberal que afirmasse que o país cresceria mais de 4% este ano. Alguns deles riram – e até ironizaram – o fato do presidente Lula cravar 5% para o PIB de 2007. Pois bem, se é verdade que certamente os “especialistas” o presidente devem errar, já que tudo indica que o crescimento será superior a 5%, é justo dizer que o Planalto ficou mais perto do acerto. E os “estudiosos” que ditam a palavra do mercado vão ficar chorando o erro no travesseiro. Melhor para o Brasil.

          • Tarcísio /

            A ausência de irregularidades nas atividades do Palocci não significa que ele defenda o aperfeiçoamento do estado republicano ou tenha práticas condizentes com tal. Por outro lado defender este aperfeiçoamento como faz a direita não traz nenhum benefício à sociedade. O problema do Palocci é político.
            Como sabemos Palocci se alinha mais aos neoliberais que aos social-democratas à moda antiga e está muito distante do socialismo. Ele defendeu a ortodoxia neoliberal no governo Lula, junto com parte da direção do PT avalizou a privataria de FHC, por exemplo foram contra rever na justiça a fraude da privatização da Vale. Ele tem dois lemas (mantras): “a economia tem que ter regras” e “não se pode rever contratos”; ambos feitos para encantar o pior da elite econômica brasileira.
            Palocci está entre os que defendem a hegemonia do mercado financeiro sobre o estado sob todas as formas (Seus dois lemas são apenas resultados desta posição). Tudo o que fez no governo e no parlamento demonstra isto, entre elas a política monetária e a defesa do legado tucano.
            Revelações do Wikileaks mostram que Palocci é a favor da Alca e se ofereceu ao governo americano para ajudar a implementá-la – aproveito e pergunto: o governo americano está entre seus clientes, direta ou indiretamente?
            Mas Palocci tem uma história no PT e na esquerda e isto explica porque defendeu algumas medidas sociais e que o governo Lula defendia, entre elas a CPMF.
            A comparação com Amador Aguiar é desproposita pois se trata de um empreendedor. Certamente podemos encontrar empresas de engenharia criado por quem não é engenheiro, de medicina por não médicos etc. Porém a consultoria é por definição um serviço de expertise técnica feita por quem tem conhecimento mais aprofundado e especializado. Quem não é engenheiro com experiência, especialisação e competência técnica pode criar uma empresa de engenharia mas não tem condições de oferecer consultoria a ninguém.
            O que pode ser discutido, e deve, é se é correto ter gente como Jobim na defesa, Hélio Costa na comunicações ou Palocci na fazenda ou casa civil com o objetivo de negociar com a direita e manter portas de diálogo. Esta é uma visão política mais ampla para ser discutida aqui e da qual não compartilho. Porém o caso Palocci é muito mais absurdo porque ele ocupou e ocupa os mais importantes ministérios comprometendo o desempenho do governo e mostrando os limites pouco ambiciosos auto-impostos pela direção majoritária do PT.

        • João /

          Tarcísio

          “Alguém consegue imaginar um político sueco, alemão, inglês etc. ficar rico desta forma, às custas de consultorias econômicas sem sequer ser economista tendo um punhado de poucos empregados em sua empresa?”

          só uma “correção”:

          a empresa de Palocci não tem “um punhado de poucos empregados”… tem apenas 1 empregada (secretária) q não sabe dizer o q a empresa PROJETO faz…

    • Tá bom, mas espinafrar sem provas, tambem não dá; deverá sair nesta semana suas explicações; no meu ponto de vista ele deveria abrir os contratos com as empresas e pagar a multa, é muito alta é, mas com sua inteligência, no futuro ele recupera, só não gostaria que ele deixasse o governo, como o PHA tanto quer!

  5. Zé Augusto

    Concordo com você mais uma vez e digo mais, esse ataque ao governo Dilma na pessoa do Palocci no sentido de não perder a prefeitura da capital paulista agora em 2012 e não perder o governo do estado de SP em 2014 seria produtivo se fosse às vesperas das eleições municipais ou estaduais. Está muito longe, logo o factoide como você bem colocou acima, não colará :
    -Primeiro que a Justiça não processará o Palocci, pois tudo está dentro da Lei resgistrado em nome da empresa.
    -Segundo que a direita não se entende de jeito nenhum
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=154721&id_secao=1
    A prova final será o novo partido do Kassab, já começa com 41 deputados federais…
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=154728&id_secao=1
    …no entanto se encolher em 2014 extinguirá-se. Quem aposta que isso irá acontecer? Com Lulinha livre, leve e solto é ruim disso não acontecer. Logo para aqueles que querem pular para essa barca furada do PSD, não façam, pois terão de criar novo partido em 2014 e suplicar à alguns PMDBista para a ajuntação final. Detalhe, o PMDB também dá sinais de encolhimento.
    -Terceiro que Lulinha tá por aí unindo cada vez mais forças de esquerda no sentido de limpar a Nação desses parasitas traidores e entreguistas da patria. O Lula tá numa concentração que sei não…
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=154741
    E para piorar o Palocci continuará no cargo ajudando a Dilminha e se articulando no estado paulista para o desespero de Higienopolis.

    A imprensa golpista juntamente com a direita mais NOJENTA desse pais estão insistindo nesse doido do Serra ou do besta do Kassab não percebendo que ele será derrotado por uma conta que até meu sobrinho de 6 anos consegui fazer:
    ¨O PIB de Sumpaulo caiuuuuuuuuu e está caindo ainda mais, graças a gestão da brilhante INCOMPETENTE direita do estado onde um deles até queria ser presidente da Nação¨.

    P.S Concordo quando você coloca a situação de alguns blogs sujos. Eu mesma vou esperar essa IDIOTICE do Palloci acabar para voltar a ler alguns deles. Eles empacaram nessa historia e estão se perdendo na questão principal. Eles deveriam analisar a frequencia de audiencia para perceber que esse tema já deu, não dá mais.

  6. Zé Bebelo /

    Boa tentativa, mas não colou. Ninguém tem nada contra o capitalismo. Temos muito contra a falta de ética na política. As operações podem ser legais, mas não são nem um pouco éticas. Somente seria aceitável se o Palocci tivesse abandonado qualquer cargo público e tivesse esperado alguns anos de quarentena. Além disso, não poderia haver tráfico de influência com amigos no poder. Esse tipo de atitude não é intrínseca ao funcionamento do capitalismo. É intrínseca à falta de decência que pode ocorrer em qualquer sociedade, em qualquer sistema de produção.

    • João /

      Parabens pelo comentário!

      só uma coisa: se houve “trafico de influencia” e “favorecimento”,as operações além de “pouco éticas” são sim ILEGAIS!

      a se conferir…

  7. Izabel Ap. Fernandes /

    Pois é eu acho que PHA já se bandeou para o lado de la juntamente com o pig e os demus tucanos. A nesse mato tem coelho.
    Abraços

  8. Americo Camargo /

    O Paulo Henrique Amorim voltou as suas origens “globais” e hoje é o grande nome do PIG. Ninguém mais que ele ataca tanto o Palocci, mesmo sabendo que o objetivo do PIG é desestabilizar o governo Dilma. E o PH não aceita críticas não! Meus comentários criticando suas atitudes, não foram publicados! E aí ele se iguala a Reinaldo de Azevedo, seu irmão do PIG!

    • Pois, esse foi um dos meus comentários que ele não postou pq o comparei com Reinaldo Azevedo, que só publica qd vc concorda com ele.

  9. Herminio /

    Não concordo em nada em que se acoberte corrúpito, isto está claro nos meus comentários e se o Palocci deve algo, é dever da polícia investigar juntamente com procuradores e puni-lo outra coisa é a forma como está colocado essa questão, é por acaso crime ganhar dinheiro e ficar rico? se for de forma honesta temos mais é de bater palmas, o papel da oposição é essa mesma, juntamente com o pig, resta para desmenti-la, as ações do suposto reu e quanto ao Paulo Henrique do conversa afiada que sou assíduo leitor, ele se deixou levar por algo obscuro, talvez alguma força invisível que o força a ser mais uma vós do pig, o que é uma pena.

  10. josael /

    senhores vou apontar o culpado de tudo isso..o proprio paloce .sabem porque ?porque foi ele que mudou o brasil junto com o lula .vejamos quantos mendigos que nao tinha nem onde morar hoje tem carro casa quantos crecerao da classe dpra c?tudo isso e crcimento .conheci tantos empresarios que viviao com a corda no pescoço hoje tao comprando de tudo trabalhando folgados crecendo.suas empresas crecem todos crecem e porque a empresa de paloce teria que quebrar? antes de lula agewnte so via noticias de empresas quebrando falindo desepregando .hoje e diferente e so essa esplicaçao todos crecerao vejao todos vcs que emitem comentarios vejao e revejao e examinem quantas vezes mais vc crecerao ?eu digo minha vida esta alem de 4 vezes a mais e digo se for contar com o sosego que tenho eu creci dez vezes a mais e ai sou ladrao tambem?eu proponho o seguinte que todos nos façamos um exame de conciencia e façamos uma tipo lista que todos possao dizer eu cereci tantas vezes de 2002 pra ca
    a pergunta seria quanto vc creceiu depois do governo lula? nao creci creci 1 vez mais 2 vezes mais 3 vezes mais e ai por diante ate 10 vezes pois tenho certeza qua tem muitos que crecerao mais que 10 vezes o brasil creceu todos crecerao e como sempre nosso lula falou.. quem mais ganhou dinheiro no governo dele forao os empresarios bgd nao sou nenhum comentarista mais me senti no dever de dizer isso pois vejo isso no rosto de todos bgd

  11. Morais /

    Sinceramente se a oposição tivesse algum indício de crime este documento já estaria em toda a imprensa, mas na verdade eles não têm nada que possa incriminar o ministro e estão apenas usando a imprensa e alguns blogs para desestabilizar o Palloci e o governo da Dilma, isto sem documento apenas usando a imprensa e o povo desinformado.

  12. Zé Brasil /

    Prezados Jornalistas José Augusto e Helena,

    Faz de conta que eu estou mais confuso que peru que toma pinga na antevéspera de Natal e alguém me explique por favor: o “Brazil” não é a terra da livre iniciativa e do livre empreendedorismo e assim sendo seria pecado alguém ganhar dinheiro?

    LembraM desta reportagem que ilustra um caso retumbante de livre empreendedorismo brasileiro que a Veja ficou maravilhada com o sucesso de jovens empreendedores:

    http://veja.abril.com.br/260898/p_104.html “Os meninos prodígios”.

    Quem sabe o Pallocci, fora do Governo Federal, tendo cumprido quarentena,sem mandato de deputado federal, não aprendeu por a ou por b esta vigorosa lição de livre empreendedorismo bem-sucedido, um exemplo a ser seguido nesta terra brasilis de grandes oportunidades.

    Sei lá, mas tem um passarinho buzinando nos meus ouvidos dizendo:- lembrai-vos de maio de 2005, pois o “lead” já foi dado e o “timming” é o mesmo de 2006.

    Uma reflexão sobre blogs sujos e fogo amigo: a credibilidade é algo que se conseque com grande esforço com exemplos e ações afirmativas construídas no dia a dia. A palavra chave é coerência. A linha que separa a credibilidade e o descrédito é muito tênue e esta, uma vez rompida, não se recupera jamais. É igual a um vaso quebrado: por melhor que sejam seus cacos colados alguém sempre observa e diz: =Já foi quebrado,não foi?

  13. Fábio Corrêa /

    PHA, Conversa Afiada e outros blogs sujos tê, imensa folha corrida de bons serviços prestados à revolução blogosférica. Não é uma dessintonia de opiniões que me faria condená-los. Muito pelo contrário, acho muito saudável, louvável e legítimo que PHA tenha uma posição dissonante dentre tantas. Já começo até a concordar com ele. Depois de tantas mudanças políticas na última década, talvez seja hora de olharmos para o imoral, para o que não é ético. Se Dilma limasse o Palocci, tenho certeza que o resultado final seria positivo e não o mal que muitos estão propalando. Coloca o Fernado Pimentel lá, onde devia estar desde o início.

    • Zé Augusto /

      Já denunciaram que o Fernando Pimentel também tem empresa de consultoria. É só ele derrubarem Palocci que se o Pimentel ganhar importância será o próximo dossiê. Receberá as mesmas pedradas que o Palocci está levando. Quem está entrando neste jogo, está alimentando o PIG. Depois não reclamem.

  14. José Ricardo Romero /

    Quero também denunciar o blog do PHA, Conversaafiada, de censurar meus emails toda vez que discordo de suas opiniões. PHA está se tornando um grande traira. Resta a nós não mais visitar seu blog.

  15. Acho que está na hora do ex presidente Lula, dar um puxão de orelhas no invejoso PT de São Paulo; foi de lá que saiu essa denuncia, não gostam do Palocci e fizeram essa ccda p/ atingir a presidenta Dilma!

  16. O PHA tucanou, nunca vi isso, está jogando contra seu próprio time!

    • João /

      PHA tucano?

      JAMAIS!!!

      PHA é um profissional fiel a quem lhe paga… sempre estará do lado do PT!

      PS: conhece o PIV (PARTIDO DA IMPRESNA VENDIDA)? PHA quem fundou e fatura alto com isso…

  17. Lica /

    Pois eu conheço Palocci desde o tempo de Ribeirão Preto, minha família é de lá, ele não foi nada ético na prefeitura, assinou contratos com empresas e condições bem suspeitas, depois teve o episódio do Francenildo…o PT tem tanta gente boa, que mandem Palocci passear…

  18. Avel de Alencar /

    De certa forma é bom tudo isto estar acontecendo agora. Dilma estava sendo bajulada demais pelo PIG, Palloci era o queridnho da direita empresarial e banqueira, estão provando o gosto amargo do feu da reação conservadora.
    Muito bom ter acontecido agora dá tempo para o novo governo relembrar quem são os amigos e quem são os inimigos e, principalmente, quais as políticas que são do interesse dos eleitores do PT.
    Sim não adianta personalizar o voto em Lula e em Dilma. Lula é o grande líder, mas o PT tem a maior bancada do congresso e a segunda maior do Senado, governadores, centenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados estaduais e somos disparados o partido com maior credibilidade junto ao eleitorado brasileiro, com mais de 300% de diferença para o segundo colocado o PMDB. Isto é o principal e é isto que tem que ser valorizado, as políticas que valorizaram as pessoas, as famílias, os jovens é isto que tem que ser mantido. Palloci não é insubstituível se não conseguir se explicar tem que pedir para sair.

  19. tiago carneiro /

    Nada disso. Eu, como o PHA, queremos o Tucanão Malocci fora do governo. Foi só essa coisa tucana sair que o governo do Companheiro melhorou 1000000%.

    Malocci é um câncer tucano dentro do governo da companheira.

    • SULA /

      Tiago,

      Pensando bem, concordo com voce.

      A Dilma ficou na casa civil sem problema nenhum e deu conta do recado.

      Isso mostra que não precisamos do Palocci para bajular a direita para o Brasil seguir em frente.

  20. Edmar Cabral /

    O CAF, do Paulo Henrique Amorim, deixou de ser um BLOG sujo. Tá até cheirando, agora. Cheirando a coisa podre, como despeito e desreipeito aos leitores e à Presidenta DILMA. Desde que ele iniciou essa “saga anti-Palossi”, agora vale qualquer coisa publicada na Folha, Globo, EStadão, etc. (tou esperando até uma entrevisa com o Alvaro Dias) tenho comentado e sofrido censura alí. DEsde quando ele postou “O PALOSSI NÃO É O ARMINIO FRAGA”. Ali se “justificava” o Arminio ter 1,5 bilhões pra comprar empresas e dizia-se “injustificável” o Palossi ter míseros 7,5 milhões pra comprar dois imóveis. A grana líquida do Palossi, dizia eu, se dividida por 50 meses (desde que largou o ministério) dá sobras de 150.000,00/mes. A do Armínio, dividida por 200 meses (desde o início do governo FHC), leva a sobras de 7.500.000,00/mes. Disse ao Paulo Henrique que um palossi, em termos de “acumulação de grana” não é mesmo um Arminio Fraga. É apenas 0,02 Arminio. Não entendo como é impossível o “empreendimento” de um ter tido lucro líquido mensal médio de meros R$-150.000,00 honestamente durante 50 meses, se o PHA entende aceitável que o “empreendimento” do outro tenha tido lucros líquidos mensais médios, honestos, de R$-7.500.000,00 durante longos 200 meses. Essa conta só fecha com muito cinismo e larguei de mão do CFa depois de tanta censura. Só lamento não ter antes chingado o novo blogueiro cheiroso. Uma pena que pessoas que se dizem “progressistas” se deixem usar tão facilmente pelo tal de PIG!

    • João /

      Edmar, antes de responder o seu comentário, preciso lhe fazer uma pergunta: vc tá escrevendo sério?

      dificil de acreditar!

      1) Arminio Fraga não tem 1,5Bi… ele administra um fundo q tem 1,5Bi! entende a diferença?

      2) Fraga é muito rico e já era muito rico ANTES DE SER PRESIDENTE DO BC! Fraga trabalhou vários anos com George Soros… sabe quem é? procura no Google!

      3)PaloCCi não tem “miseros” R$7,5MM pra comprar 2 imóveis… ele tem muito mais! só em 2010 ele ganhou R$20MM, sendo R$10MM DEPOIS DA ELEIÇÃO DE DILLMA… tem como explicar?

      4) nada contra se ganhar dinheiro e ficar rico… HONESTAMENTE! e pelo q TUDO INDICA (e PaloCCi não explica) não é o caso do Ministro petista

  21. Benê /

    Também deixei alguns comentários criticando PHA no C.Af.
    Achei sua postura totalmente incoerente com sua linha de escrita e opinião. Acho que PHA é o mais novo agente do PIG. Parece que incorporou em Palocci como um carrapato. Acredito que não houve ilícito, dentro do capitalismo, o enriquecimento de Palocci. Também não concordo com muita coisa em Palocci, mas daí condená-lo sem provas já é demais.

  22. Vitor - Floripa /

    PH.A = Phogo Amigo

  23. Antonio /

    Não vou defender o CAF, mas vejo discursos grotescos e raciocínios dúbios e tacanhos em várias postagens em outros blogs sujos. É lamentável que ainda demoremos a perceber as intenções do PIG – muito claras para mim e acredito para muitos – e continuemos pautados por mentiras corriqueiras da imprensa golpista. Fosse 2002 ainda entenderia, mas este embate já dura 9 anos, e parece, não aprendemos nada.
    Excelente post, Helena, e pelos comentários, oportuno e sagaz. Abraços.

  24. Ventura /

    Palocci está sendo queimado por se tratar de excelente político e articulador, com uma oposição em frangalhos a crítica sobra apenas para a mídia, que sempre foi anti-PT em sua maior parte.
    Cabe observar que os ataques contra Palocci surgem apenas por um único motivo, não há o que se criticar de fato no atual governo, pois este mantém os vínculos com os trabalhadores, apoio ao empresariado nacional, manutenção de uma postura soberana e, pior, a Presidenta já começa ser bem quista por elementos mais conservadores e da classe média, que vêem nela tudo aquilo que não viam em Lula, ficando portanto sem capacidade de criticá-la.
    Quanto ao C.AF e ao PHA, gosto muito dele, tenho certeza de seu apoio aos progressistas, e sua postura contrária à permanência de Palocci no governo se dá desde fins das eleições, ou seja, não passarei a criticá-lo por isso, mas que a blogosfera está perdida, e se digladiando desnecessariamente, isso está, e dando munição ao adversário.

  25. Olá trata-se a 2ª vez que encontrei o teu espaço online e gostei muito!Espectacular Trabalho!
    Cumps

  26. j. michel /

    na falta de um partido politico o pig entra em cena,não seria o caso da dilma endurecer, retaliar,fiscalizar as travessuras do pig.

  27. Boa Noite:), chamo-me Cristina estudo Engenharia Civil e gostei muito do teu blogue! Muito bonita muito bem!
    Adequa-se plenamente com tudo aquilo que aqui observei.Existe sempre há imenso que regidir nos blogues!Nada melhor do que implementar a nossa escrita online!e por isso deixei este comentário!
    Á semelhança de ti também tenho uma página mas tem uma temática muito diferente, escrevo sobre poker sem depósito!
    Até amanhã :)

  28. Bom dia:), chamo-me Ricardo e adorei muito do teu blogue! Muito bonita sim senhora!
    Concordo plenamente com tudo aquilo que aqui vi.Existe sempre há muito que expressar nos blogues!Nada melhor do que por a nossa marca na net!E por tudo isso escrevi este comentário!
    Assim como tu também eu tenho uma comunidade online de poker, passa por lá e deixa a tua postagem como eu fiz aqui…gostariamos imenso de lá ter um membro como tu….
    Até amanhã :)

Deixe seu comentário

*

Retrospectiva Governo Lula

Arquivos

Amigos & Amigos