Lula ganha prêmio World Food Prize

Terça-feira 21, junho 2011

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de ser anunciado como um dos ganhadores do prêmio World Food Prize de 2011. O anúncio foi feito há poucos minutos em Washington. O outro vencedor do prêmio em 2011 foi John Agyekum Kufuor, ex-presidente do Gana. Ambos os paí­ses devem cumprir e ir além dos objetivos das metas do Milênio da ONU, de reduzir a pobreza pela metade em 2015.

“Eu estou convencido  de que o que foi importante durante minha administração foi resultado da parceria com a população brasileira” disse o ex-presidente Lula. “Eu estou emocionado de saber que o Brasil foi escolhido como um país que conseguiu boas políticas na area da agricultura e combate à fome. O Brasil tem muito a mostrar na área de segurança alimentar. E nóa queremos compartilhar nossa experiência com outros paí­ses, especialmente da África e os paí­ses mais pobres da América Latina  tanto nosso conhecimento técnico, quanto do ponto de vista da produtividade e distribuição de alimentos.”

O comunicado do prêmio lembra que Lula, antes mesmo de assumir o governo, decidiu que sua principal prioridade seria combater a pobreza e a fome. E que através de iniciativas dentro do programa Fome Zero: como o Bolsa Família, o programa Mais Alimentos, e o programa de aquisição de alimentos para merenda escolar, houve uma significativa melhora na produção e acesso aos alimentos no Brasil.

O reconhecimento é especialmente importante no momento em que o Brasil apoia a candidatura de José Graziano para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A eleição acontecerá durante o congresso da entidade, que começa no dia 25 de junho, em Roma. O ex-presidente Lula publicou domingo, no jornal inglês The Guardian, um artigo apoiando a candidatura:  (http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2011/jun/19/battle-to-end-hunger-leadership-needed).

O World Food Prize existe desde 1986, e premia pessoas que tiveram contribuições extraordinárias para o fim da fome no mundo. Seu criador foi o cientista americano Norman E. Bourlag, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1970. Aqui o vídeo do anúncio do prêmio de Lula

 

Por




4 Comentários

  1. lia vinhas /

    E um estadista desse quilate, homenageado e paparicado por entidades de todo o mundo e inclusive no Brasil, é tratado por nossa mídia como um Zé Mané qualquer, ironizado por nossos chargistas reacionários e por nossos pseudo jornalistas televisivos. Menos mal que aqueles que realmente importam, o Povo, sabem reconhecer seu valor.
    Viva Lula!Viva Dilma!

  2. Miguel /

    Lula, grande presidente, orgulho do Brasil. Espero que Ele volte a governar nosso Brasil. Parabéns Lula!

  3. Catherine Castro /

    Precisamos confiar mais em gente humilde que alcança grandes patamares.
    Lula é com a gente que sabe o valor de uma refeição e da honestidade.
    Volta Lula…

  4. Yarus /

    “Lula ganha prêmio World Food Prize”

    Álvaro Caridoso Dias, discorda do World Food Prize.

    Segundo os gênios Álvaro Caridoso Dias e a mulher do Cerra, o nome é: “BOLSA PREGUIÇA”.

    Vejam o vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=cn6l-RVNw_k

    Esses DEMOTUCANOS…

Deixe seu comentário

*

Retrospectiva Governo Lula

Arquivos

Amigos & Amigos