Aéreas na lista suja

Sexta-feira 20, julho 2012

Estudo divulgado ontem pela Fundação Procon-SP evidencia aquilo que os passageiros de empresas aéreas já sabem há muito tempo: continua elevado o índice de atrasos e cancelamentos. Segundo cálculos realizados a partir das informações divulgadas pelas próprias companhias no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Gol/Varig é a companhia brasileira recordista em voos cancelados – houve um total de 2.601 registros no mês de maio, o que corresponde a 10% do total de voos previstos pela companhia para o período. Em termos proporcionais, o pior índice foi da Avianca: 575 ou 13% dos voos planejados para o mês.

A TAM liderou o número de atrasos de até 30 minutos – 2.330 ocorrências ou 10% dos voos esperados pela empresa -, seguida pela Gol/Varig, com 1.526 casos (6%). Em termos percentuais, no entanto, a Passaredo ultrapassou, e muito, as líderes de mercado. As demoras superiores a meia hora atingiram 32% dos voos. Em termos absolutos, os recordes foram da TAM (590) e da Azul (441).

Para o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o índice é elevado e reflete o problema de concentração no setor. “Oitenta por cento do mercado estão nas mãos de duas companhias (TAM e Gol/Varig). Isso contribui para a queda no índice de qualidade”, afirmou. “A Anac precisa exercer o papel de regulador, proibindo a venda de passagens, quando necessário, e cancelando rotas.”

A TAM apresentou a justificativa de que condições meteorológicas interferem na pontualidade e no cancelamento dos voos. Argumento usado também pela Gol, que ainda garantiu que todos os cancelamentos ocorridos em maio foram planejados e que os clientes foram direcionados a outros voos em tempo hábil para o embarque. A Avianca relacionou os altos índices ao fato de quatro aeronaves da frota, que conta com um total de 26, terem ficado fora de operação no mês. Os contatos da Anac para reclamação são, pela internet, www.anac.gov.br/faleanac ou, pelo telefone, 0800 725 4445.

Por




Deixe seu comentário

*

Retrospectiva Governo Lula

Arquivos

Amigos & Amigos