Conta no mundo pode ir a US$ 14 bilhões

Terça-feira 10, novembro 2015

A associação de consumidores da Alemanha quer que o grupo Volkswagen ofereça vales de compensação em serviços aos clientes afetados pelo escândalo das emissões de gases poluentes. A empresa admitiu a manipulação de 11 milhões de motores a diesel em todo o mundo com um programa invasor, desencadeando investigações tanto regulamentares como criminais em uma série de países, incluindo a Alemanha, os EUA e o Brasil.

“O grupo deve assumir as suas responsabilidades”, disse nesta segunda-feira o presidente da Federação das Associações de Proteção aos Consumidores, Klaus Mueller, em entrevista ao jornal Rheinische Post. “Um voucher é o mínimo que a empresa pode dar para compensar os consumidores afetados”, acrescentou.

A exigência de Klaus Mueller surge depois de uma notícia nos EUA de que a Volkswagen planeja oferecer cartões pré-pagos no valor de até US$ 1.250 para os clientes norte-americanos afetados, como parte de um “pacote de boa vontade”. Segundo a notícia, parte do valor só pode ser utilizada nas concessionárias Volkswagen para a compra de um carro ou acessórios novos, enquanto o restante pode ser gasto em outras mercadorias e serviços. Se a mesma indenização for oferecida a consumidores de todos veículos com problema, a conta passaria de US$ 13,75 bilhões.

A VW confirmou que ofereceu vouchers aos clientes nos EUA e Canadá, sem dar detalhes dos valores. Um porta-voz acrescentou que a empresa desenvolve “um pacote individual para cada mercado” e que está negociando com as autoridades alemãs para definir o pacote para a Alemanha.

A Volkswagen está envolvida em um escândalo de manipulação de emissões de gases poluentes de seus veículos, de forma a distorcer os resultados dos testes para emissões de óxido de azoto (Nox) e dióxido de carbono (CO2).

Na terça-feira passada, a montadora anunciou que uma investigação interna tinha descoberto “inconsistências” nas emissões de dióxido de carbono, acrescentando que o problema não afetou apenas os motores a diesel, mas também os motores a gasolina. O grupo alemão adiantou que o número de veículos afetados até agora pela emissão de CO2 são 800 mil – incluindo 98 mil carros a gasolina – mas o número final poderá ser muito mais elevado.

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