Mais de 94% das TVs conectadas no Brasil foram compradas nos últimos dois anos

Terça-feira 1, dezembro 2015

 

Estudo realizado em quatro países confirma a disseminação dos aparelhos de Smart TVs e mostra que aplicativos de vídeo on demand são um dos fatores desse “boom” nos últimos dois anos. Cerca de 94% das televisões conectadas, no Brasil, foram compradas nesse período. Já 86% desses proprietários dizem usar aplicativos para assistir séries e filmes, como é caso do Netflix. Encomendada pela LG Eletronics e smartclip, em parceria no Brasil com a Dentsu Aegis Network, a pesquisa foi realizada pela Nielsen.
De acordo com o levantamento, 32% de todos os televisores em território brasileiro já são Smart TVs e 91% desses proprietários conectam seus aparelhos à internet. O estudo também mostra que as Smart TVs são responsáveis pelo aumento no consumo de TV em geral: 43% do tempo desses consumidores são dedicados a conteúdo on demand.
– Os dados apontam que o telespectador de uma Smart TV assiste mais televisão, desde programas da TV tradicional aberta e a cabo até conteúdos on demand, quando se compara aos proprietários de TV convencional – comenta Riza Soares, diretora-geral da smartclip no Brasil e porta-voz local da pesquisa.
Os usuários de Smart TV são mais jovens e possuem uma renda familiar mais alta que os proprietários de televisões convencionais.
– Esses consumidores têm entre 20 e 49 anos, em sua maioria, e possuem alta afinidade com o universo digital – acrescenta Riza. Os brasileiros são consumidores extremamente ativos na compra de televisores e são os campeões na preferência pela conectividade como fator na decisão de compra: 44% dizem optar por um aparelho conectado à internet, sendo que a média dos outros países é de 29%.
A pesquisa também aponta a Smart TV sendo muito utilizada no entretenimento familiar, com uma média de 2.8 pessoas assistindo ao mesmo aparelho, principalmente durante o prime-time (das 18 horas à meia-noite). Já em relação à publicidade, 73% dos entrevistados brasileiros se recordam da publicidade nas Smart TVs, 57% interagem com a publicidade nessa plataforma e 47% falam sobre o produto ou o compra após serem impactados pela propaganda no ambiente on demand.
– O estudo mostra que a publicidade nas Smart TVs tem uma alta taxa de engajamento e significante impacto principalmente na intenção de compra de produtos e serviços. A tela grande, combinada com a publicidade em formatos interativos e um público influente, que usa regularmente as funcionalidades de Smart TV, são fatores-chave para o sucesso da publicidade nessas novas plataformas – explica Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil.
O levantamento conduzido pela Nielsen entrevistou 2.800 pessoas em quatro países: Brasil, Alemanha, Reino Unido e Espanha. Foram 700 participantes por país.
O estudo também analisou que 94% Smart TVs no Brasil foram compradas nos últimos dois anos; na Alemanha, 76%; no Reino Unido, 78%; e na Espanha, 80%; 86% usam aplicativos para assistir a séries e filmes, sendo essa categoria mais utilizada nas Smart TVs – Alemanha (48%), Reino Unido (49%) e Espanha (73%) -; e 40% dos brasileiros consideram comprar o produto ou serviço após terem sido impactados pela publicidade no ambiente on-demand das suas Smart TVs (na Alemanha, 21%; na Espanha, 24%; e, no Reino Unido, 41%. – InfoMoney

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